Para serem eficazes, os programas de prevenção, intervenção e posvenção da violência exigem das instituições de ensino esforços colaborativos em toda a comunidade, incluindo estudantes; familiares e/ou responsáveis; profissionais da educação, gestores e conselheiros; profissionais de saúde mental, proteção e assistência social; policiais da ronda escolar, pessoal de resposta a emergências, profissionais de segurança; entre outros.
Sobre a ALB
A ALB nasceu no início dos anos 80, durante o terceiro COLE, por decisão de assembléia. O comitê provisório da entidade tomou posse e realizou sua primeira reunião nos dias 17 e 18 de Dezembro de 1981.
A Associação de Leitura do Brasil e o Congresso de Leitura do Brasil formaram-se no interior da luta pela redemocratização do país e foram importantes instrumentos de garantia do direito à palavra e veículo de expressão de diversos segmentos sociais. A questão da promoção e do estímulo à leitura passava, naquela época, fundamentalmente pela divulgação do próprio texto escrito num momento em que havia poucos espaços de publicação e de informação.
Diretoria
Presidente - Carlos Eduardo Albuquerque Miranda
Vice-Presidente - Marcus Pereira Novaes
1º Secretário - Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
2ª Secretária - Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto
1º Tesoureiro - Marcelo Vicentin
2ª Tesoureira - Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Secretaria do Evento
Lucy Ap. Rudék